14/02/2008

resumo: Porque devemos estudar historia da educação física/esportes nos cursos de graduação?

A falta de trabalho publicado com relação às disciplinas ligadas a historia contribui significativamente no porque” da sua existência na estrutura curricular dos cursos de educação física. Verifica-se que quando há um estudo destes conteúdos muitas vezes ocorrem de forma confusa a critica sem uma compreensão histórica geográfica. Desde a criação do curso de educação física já se pensava em uma disciplina especifica para discutir os aspectos históricos dos esportes. Devido à falta de afinidade com as ciências humanas por parte dos estudos destecurso. Com a aprovação do regimento interno evidencia-se uma distinção entre teoria e pratica. Os professores da teoria geralmente de nível superiores e médicos gozavam de maior prestigio do que os das cadeiras praticam desta forma a historia e organização da educação física e esportes ocupava cadeiras de prestigio intermediário, pois era teórica não medica. A relevância de estudar historia neste curso facilita a saída do senso comum e possibilita a formação de profissionais atuastes que visem à associação teórica - pratica para sua atuação profissional. A historia facilita a compreensão do passado e do subsídio para a construção de um futuro melhor, não sendo esta uma fácil missão, mas um alicerce para as transformações social. A cultura brasileira também da um maior redirecionamento a historia do esporte em especial ao futebol. No entanto é necessária uma maior definição a respeito das especificidades nas abordagens para que possamos entender melhor as relações históricas. Portanto a historia da educação física possibilita o acompanhamento dos caminhos percorridos pelas diversas gerações. Sendo que para esta construção histórica os professores desta disciplina devem adotar uma postura inovadora, associado à estratégia pedagógicas pautadas numa visão critica.


Gabriel Neiva Lima

2 comentários:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezado Gabriel,
Vejo que já se adiantou na tarefa, demonstrando para sua própria formação, para além das "notas" e dos "muros" das salas de aula.
Quanto ao seu texto, primeiramente destaco a necessidade de você relê-lo com o fim de corrigir a ortografia e algumas partes confusas onde encontram-se frases não terminadas ou desconexas no período.
Referente ao seu exercício de resumo, o que me cabe avaliar de modo mais específico, verifico que você utilizou de uma metodologia equivocada para a tafera: copiar para destacar partes do texto integral para tentar formar um texto resumido. Essa é uma prática muito comum aos iniciados, pois há uma idéia corrente que resumo se faz de tal forma.
Diante disso, sugiro duas outras metodologias para sua produção. A primeira seria você realizar uma leitura apenas, de maneira muito atenta e logo em seguida se por a escrever o resumo sem recorrer ao texto, e sim simplesmente à sua memória. A mente trabalha por nós, ao ler o texto você sem mesmo querer, irá fixar idéias que acredita serem importantes e que de fato repetem ao longo do texto. Essa idéias que ficaram na memória é o conteúdo de seu resumo.
Um segundo método é você ler o texto duas vezes. A primeira leitura deve ser superficial, porém você deve percorrê-la grifando o que lhe chamar a atenção de imediato sem tentar compreender as partes que a você não estão claras: estas, deixe-as passar, sua memória irá guardá-las em forma de dúvida para em momomento posterior elas retornarem. A segunda leitura desse método irá se deter em seus grifos, que ao lê-los tentará encontrar repetições em relação ao tema central, ao efoque ou concepção do autor e seus argumentos que sustentam ambas as partes. Tente fazer isso, se puder nesse resumo, senão aplique isso aos próximos trabalhos.
No mais, sugiro que você formate o texto no momento da postagem: justificado, letra 12 Time New Roman e sem espaço entre parágrafos.
Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezado Gabriel,
Para esse resumo mantenho meus comentários anteriores, sendo que acrecento o fato de na reformulação você ter se destinado sua atenção para apenas uma parte - a inicial - do texto. Você continuou apenas descrevendo o início do texto, que se você não reproduziu, você parafraseou o texto. Para tanto sugiro uma técnica que deve ser acrescida aos outro métodos que lhe informei. Inicie o texto assi: "Segundo o autor Vitor Melo a disciplina História da Educação Física vem sendo entendida nos cursos de gradução em educação física como uma disciplina descolocada da grade curricular e das concepções mais dominantes sobre Educação Física... É nesse sentido que nasce a pergunta título do texto: Por que devemos estudar...". Na sequencia, apresente três aspectos do texto: o tema central, a perspectiva do autor e os argumentos utilizados pelo mesmo. A partir daí aproveite a escrita de seu resumo nos seguintes elementos: o vínculo da EF com a área biológica. A oposição entre teoria e prática. A influência da prática historiográfica na prática profissional de EF. E por fim, comente melhor a confusão entre história do esporte e história do futebol. Tudo isso segundo o texto, não utilize de suas opiniões. Está, então, lançado o desafio. Sugiro que você visite os blogs de seu colegas. Os links estão no blog da disciplina.
Para visualizar e intervir no blog da disciplina, clique no título deste comentário.

Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.