30/10/2008

O Ensino da Educação Física na Educação básica,Relações com a Antropologia

Oliveira de Mariz Gilmar José. O Ensino da Educação Física na Educação básica, Relações com a Antropologia. IN: A Educação física Escolar e antropologia conteúdos cultural e biológico, Wieczoreke Aparecida Silvana; CEPEUSP- São Paulo, Brasil, 1999.

O texto discute sobre Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. O homem como individuo e suas relações com outros homens e a natureza e na sociedade, pois cada sociedade tem o seu modo de agir fazendo assim cada um com seu costume diferente de das outras.
Porem é necessário que o educador físico tenha estrutura e discernimento para saber lidar com os alunos na educação escolar sem agredir a cultura de cada aluno, tem que está atenta as essa diferenças não podendo tratá-las do mesmo modo e nem descriminá-la, pois nas aulas de ED. FÍSICA que o aluno tem suas primeiras experiências suas habilidades motoras na vida e por isso que é muito importante um profissional de ED. FÍSICA formado nas escolas. O autor retrata a tarefa principal da família em influenciar na formação da criança antes da escola preparando seu lado emocional mente para enfrentar a sociedade e o mundo. O autor cumpriu o seu papel, pois o que ele pretendia passar, ou seja, a importância da antropologia na educação física foi cumprida, pois houve a compreensão de que é importante saber da bagagem cultural do aluno e respeitar seus limites. desenvolve-se de forma clara e espontânea, de ótima funcionalidade para professores e interessados no ramo.


Gabriel Neiva

A educação fisica mente

Medina, João Paulo Subire, 1948- A educação física cuida do corpo e... “mente” / A Educação física mente: Bases para renovação e transformação da ED. Física /João Paulo Subirá Medina- 9ª Ed. Campinas, SP; Paris 1990-(coleção krisis).

A área da educação física esta encostastes transformação dentro do corpo de relações, como o autor nos relata e demonstra o perfil de atuação dos professores de ED. Física e os equívocos que cometem os mesmos, as escolas, os especialistas da área e em principal os alunos. Sendo que cada ser com suas próprias característica destinge a Ed.Física da sua forma ou em como pode atuar.
Diante do mundo em constante evolução, esta área também e atingida por esse processo além de ser abrangente ela depende das adaptações as regras e dinamismos que mudam conforme o passar do tempo, sem deixar de ressaltar a sua importância quanto à importância para a vida; e não como instrumento de sacrifício para fins próprios prêmio ou lucros.
O instrutor e educador tem o papel da atenção pelo fato de ser um agente transformado do meio fazendo com que a autenticidade plenitude e bem estar estejam interligados as melhorias e adaptações do corpo e do seu eu.
Como é um texto critico-explicativo, ele relacionadas a área da educação física e como a mesma deve agir a adapta-se diante das atualidades/ realidades, no campo profissional e no aspecto, o texto tem um rico campo de informações para pessoas do ramo da educação física e também abrange suas ramificações









Gabriel Neiva